Comparar pastas de dois locais (computadores ou pastas) distintos

Decidi compartilhar esta dica, pois tive um problema com backup de pastas de dois locais distintos. No disco D de meu notebook tenho uma cópia exata de todos os dados do disco D do computador desktop. Ao contar, vi que em um dos discos estavam faltando pastas. O importante não era saber qual o número de pastas e sim quais delas estavam faltando em um dos discos.

O primeiro passo é abrir o prompt de comando do Windows. Para isso, pode ser usado as teclas de atalho janela do Windows + letra R. Em seguida digite cmd e tecle Enter.

Na tela do prompt de comando digite:

dir d: > c:\Users\BUMBLEBEE\Desktop\resultado1.txt

o comando acima faz uma lista de todas as pastas contidas no disco D do computador BUMBLEBEE-PC, e cria o arquivo resultado1.txt na Área de Trabalho de BUMBLEBEE-PC.

O próximo comando a ser digitado no prompt é:

dir \\optimus-pc\d > c:\Users\BUMBLEBEE\Desktop\resultado2.txt

O comando acima faz uma lista de todas as pastas contidas no disco D do computador OPTIMUS-PC e cria o arquivo resultado2.txt na Área de Trabalho de BUMBLEBEE-PC.

Logo, para comparar as pastas, poderíamos user o comando abaixo:

fc c:\Users\BUMBLEBEE\Desktop\resultado1.txt c:\Users\BUMBLEBEE\Desktop\resultado2.txt > c:\Users\BUMBLEBEE\Desktop\comparacao.txt

No prompt de comando do computador BUMBLEBEE-PC comparo as diferenças de pastas. Poderia terminar aí. O problema é que quando este comando encontra muitas diferenças, ou seja, quando a diferença de pastas e arquivos são muito grandes, o prompt gera um erro dizendo que os arquivos tem muitas diferenças.

A solução foi baixar e instalar o programa Beyond Compare e comparar os dois arquivos. É bem simples de usar. Ao instalar e executar, vai logo perceber que a tela inicial é divida em duas. Portanto, na tela da esquerda clique com o botão direito do mouse e depois clique em abrir. Basta apontar para o arquivo resultado1.txt. Em seguida clique com o botão direito na tela da direita, abrir e pronto. No arquivo em que estiver faltando a pasta, o programa mostrará uma linha em branco (sem o nome do arquivo). É intuitivo. Vão perceber.

  • BUMBLEBEE-PC – Troque pelo nome de seu respectivo computador
  • BUMBLEBEE – Troque pelo nome de seu respectivo usuário
  • optimus-pc – Troque pelo nome de seu respectivo computador

Bom pessoal, caso “seus locais” possuam menos de 50 pastas ou arquivos, este artigo não iria ajudar muito. Mas, imaginem se fossem mais de 500 pastas e destas, faltasse apenas uma. Procurar uma por uma seria um processo digamos que inviável e muito demorado.