Controlando uma lâmpada com o smartphone, Arduino e Ethernet shield

Vou demonstrar através deste simples tutorial como acender e apagar uma lâmpada (127 ou 220V) através de um smartphone, Arduino e Ethernet Shield.

Material utilizado

-Arduino Uno Rev 3
-Ethernet shield W5100
-Rele Shield 1 canal
-Fonte 6V x 400mA
-Jumper
-Fio
-Tomada macho
-Lâmpada 127V
-Soquete E27
-Roteador

Já com o material separado, vamos fazer o upload do código abaixo. Este que por sinal está bastante “enxuto”.

Agora que o código foi inserido em nosso Arduino com o Ethernet Shield, vamos montar o circuito conforme a imagem abaixo.

Risco de choque elétrico

Antes de ligar a tomada macho na alimentação 127V, revise o circuito. Não nos reponsabilizamos por danos causados oriundos de imperícia do leitor. Agora que está tudo pronto, conecte seu Arduino com a Ethernet Shield em seu roteador pela interface RJ-45. Em seu smartphone ou notebook (conectados nesta mesma rede em que se encontra o Arduino), abre seu navegador de internet e digite o endereço IP do mesmo, que neste exemplo é 192.168.1.3. O seu navegador deverá mostrar a seguinte imagem:

Quando der um clique no botão “Luz sala”, a porta 8 do Aruino irá ficar em estado alto (HIGH ou 5V) e consequentemente ligará o relê que deixará a tensão 127V fluir e assim ligar a lâmpada.

Quando desligado, o Arduino vai ler novamente o estado da porta, que é para estar baixo (LOW ou 0V) e mostrar o botão na cor preta novamente.

Obrigado pela visita.

1 thought on “Controlando uma lâmpada com o smartphone, Arduino e Ethernet shield

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *