Fazendão Portinha – Automação residencial com Android e Arduino

Aplicativo atualizado em 16/11/2018. Caso ocorram problemas, gentileza desinstalá-lo e instalá-lo novamente.

O foco deste post não é ensinar a fazer a instalação do Arduino, seja ela de hardware ou software e sim a divulgação do aplicativo para sistema operacional Android “Fazendão Portinha”. A princípio, o código fonte Arduino desenvolvido, funciona com todos os Arduinos. Foram feitos testes reais nos Arduinos Mega e Uno. As portas do Arduino utilizadas foram as 2, 3, 5, 6 e 7 digitais e 0, 1, 2, 3 e 4 analógicas, conseguindo ligar/desligar ao todo, 10 (dez) dispositivos (lâmpadas, ventiladores, e etc). A porta digital 4 é utilizada para comunicação do Micro SD do ethernet shield. A digital 10 serve para selecionar o ethernet shield. As portas 11, 12 e 13 são de BUS do SPI (através do ICSP). As portas analógicas foram definidas para funcionar como se fossem portas digitais. Quando ligadas, colocam 5V na saída. Quando desligadas, colocam 0V. Levando em consideração a compatibilidade entre aplicativo e versão do sistema operacional, informo que funciona a partir da versão Honeycomb 3.0 (API 11).

O funcionamento é simples. Após carregado o código fonte no Arduino e instalado o aplicativo Fazendão Portinha em seu smartphone, será necessário alterar o IP conforme sua rede local (seu roteador). Quando o usuário pede para verificar as portas, o aplicativo “faz uma pergunta” para o Arduino. Este responde em seguida com a situação das 10 portas. Se por exemplo, ligou a porta digital 5 e precisou digamos, reiniciar o smarthpne, quando executar o aplicativo, ele vai fazer uma pergunta para o Arduino novamente. Em seguida, receberá a resposta de que a porta digital 5 permanece ligada. Logo, o Arduino se mantem em funcionamento, não sendo necessário que o aplicativo esteja o tempo todo rodando no smartphone para que as portas se mantenham ligadas ou desligadas. Lembre-se de que a palavra inserida no código Arduino deve ser a mesma inserida no aplicativo.

Os nomes padrões das portas no aplicativo são: Digital 2, Digital 3, Digital 5, Digital 6, Digital 7, Analógica 0, Analógica 1, Analógica 2, Analógica 3 e Analógica 4 sendo possível alterar conforme a necessidade do usuário.

Abaixo segue o código fonte que deve ser carregado em seu Arduino:

Política de privacidade

Os dados como IP (ou domínio) e nome de portas, ficam salvos exclusivamente no dispositivo (smartphone ou tablet do usuário). Ou seja, não são enviados para outro local e nenhuma informação do usuário fica em poder de “fedablio.com.br”.
-O aplicativo solicita permissão de internet: significa que é necessário trafegar dados através de uma rede.
-O aplicativo solicita permissão de rede: significa que vai verificar se tem conexão de rede. Seja ela rede local (com ou sem internet) ou rede de dados (Edge, 3G, 4G e etc).

Para a instalação correta do Arduino, siga os tutoriais conforme o sistema operacional de seu computador Desktop ou Notebook:

Windows
Mac OS
Linux

Visite o aplicativo na Google Play

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *