Remover IP listado na Spamhaus

Antes de iniciarmos o passo a passo vamos falar de duas definições, mais especificamente o significado do SPAM. Para a verdadeira temos Send and Post Advertisement in Mass (Enviar e postar anúncios em massa) e para a mentirosa e não menos descontraída, Stupid Pointless Annoying Messages (mensagem ridícula, sem propósito e irritante).

Em outras palavras o SPAM é utilizado para promover, através de correio eletrônico, qualquer coisa. Ex.: produtos, pessoas, marcas e etc. A partir de um e-mail (origem) são enviadas milhares ou até milhões de mensagens para vários endereços de e-mail (destinos). O que acaba se tornando bastante inconveniente para quem as recebe.

Conforme orientação da própria Spamhaus, a entidade faz parte de um projeto internacional que controla o já dito SPAM e vários tipos de ameaças virtuais. São elas: phishing, malware e botnets. Trabalham em parceria com autoridades internacionais visando elimiar fontes de SPAM e malwares em todo o mundo.

Esta foi fundada em 1998 e tem sedes em duas cidades: Genebra (Suíça) e em Londres (Reino Unido). Atualmente conta com uma equipe de 38 pesquisadores. Dentre eles, especialistas forenses e egenheiros de redes de computadores localizados em 10 países.

Toda esta força tarefa protege mais de 3 bilhões de caixas de correio de usuários em todo o mundo. Também são responsáveis por bloquear a grande maioria de SPAMs e malwares dissipados pela internet. Milhares de ISPs (Internet service provider), provedores de serviços de e-mail, corporações, universidades, governos e redes militares utilizam do resultado do trabalho da Spamhaus.

Está com dificuldades para enviar e-mail?

A listagem Spamhaus não impede o envio de e-mail. A menos que seu programa gerenciador não esteja autenticando corretamente quando ele se conecta ao seu ISP (provedor) ou ao servidor de correio da sua empresa. Isso geralmente acontece quando foi alterado alguma coisa nas configurações do programa de e-mail. Também pode ter esquecido de ativar a Autenticação SMTP ou desativou a Autenticação SMTP por engano.

1. Veja seu IP e o copie através deste link.

2. Acesse o site Spamhaus, mais especificamente clicando em Blocklist Removal Center.

3. Digite seu IP já copiado no campo Enter an IP Address e clique em Lookup.

4. Sim, meu IP está sendo listado. Clique no link com o número que será gerado. No caso, PBL1587099.

5. O IP a mim entregue faz parte de um /18 e sim, ele está sendo listado. Clique em Remove an IP from PBL para continuar.

6. A Spamhaus espera que você tenha lido e entendido esta página. Clique em Remove IP Address para continuar.

7. Novamente insira o IP antes obtido aqui.

Não deve ser utilizado qualquer um dos emails que estão dentro do círculo vermelho. Escolha o país e nosso caso IP dinâmico (o não fixo). Sim, no meu caso é um computador pessoal. Digite o Captcha e clique em Submit.

8. Em seguida você receberá um código de verificação no e-mail inserido anteriormente.

9. Copie o código, que geralmente são de 5 dígitos e se prepare para o próximo passo.

10. Agora que está preparado (nossa), cole o código no campo Enter your 5-digit code e clique em Finish.

11. Em aproximadamente 30 minutos seu IP será removido da base de dados Spamhaus.

12. Passado cerca de 30 minutos retornei ao site com o mesmo IP e ele não estava mais sendo listado.

Bom pessoal. É isso! O fato de ter removido seu IP não quer dizer que ele não voltará a ser listado novamente. Espero que tenham gostado.

Obrigado pela visita.

1 thought on “Remover IP listado na Spamhaus

  1. Olá!
    Embora meu IP apareça como “Não listado” esse MALDITO spamhaus continua rejeitando os emails que eu mando. E o pior: não me diz o que fazer pra resolver! Você pode me ajudar? Muitos problemas por conta disso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *