Usando o Arduino como controle remoto de infravermelho

Neste exemplo vou mostrar como faço para “ler” um controle remoto através do Arduino e com este mesmo Arduino enviar os comandos “lidos” do controle remoto para um determinado dispositivo. Vou utilizar o mini system Philips FW-C390 para demonstrar. A ideia também vale para televisores, decodificadores, DVDs e etc. Devem ser respeitados o tipos de código e taxas de bits de cada um. Ex.: NEC, Sony, PANASONIC, RC5, RC6 e etc.

Material utilizado

-Arduino Uno Rev 3
-Ethernet shield W5100
-Cabo USB plug A e B macho/macho
-LED receptor infravermelho compativel com 38 KHz
-LED emissor infravermelho para controle remoto
-Resistor 330 Ohm 1/4W
-Jumper macho/macho
-Protoboard
-Mini System Philips FW-C390 com controle remoto

Vamos começar baixando a IDE Arduino 1.0.4 (Windows, MAC ou Linux) e a biblioteca IRremote. Enquanto escrevo, a última versão da IDE é a “1.8.2”, porém esta apresentou incompatibilidade com a biblioteca “IRremote”.

Considerando que tenham baixado ambos, comecem extraindo o IDE Arduino. Podem deixá-lo na área de trabalho mesmo. Procurem a pasta por nome de “libraries” e cole o conteúdo extraído do arquivo IRremote nela.

Abra a IDE Arduino e clique conforme abaixo:

File > Examples > IRremote > IRrecvDump

Com o programa “IRrecvDump” aberto, faça o upload deste para sua placa Arduino. Agora vamos montar o circuito conforme abaixo:

Foto da montagem

Direcione o controle remoto para o sensor infravermelho e pressione os botões POWER, CD e TAPE 1/2 para conferir. Será mostrado no monitor da serial do IDE Arduino algo mais ou menos assim:

Vejam que foram gerados para os botões POWER, CD e TAPE 1/2 os códigos de 12 bits C4C, 53F e CBF respectivamente. Repita o processo para os demais botõs desejados. Eu achei interessante utilizar 9 botões do controle remoto. São eles: POWER, CD, TAPE 1/2, TUNER, AUX, DIMINUI VOLUME, AUMENTA VOLUME, DIMINUI CANAL E AUMENTA CANAL (apelidei os 2 últimos). Recomendo que façam uma “cola” contendo os nomes dos botões e seus respectivos códigos. Isso ajuda bastante nos próximos passos.

A minha intenção é controlar o mini system através de meu smartphone ou notebook. Agora é que entra o Ethernet Shield. Observem o código abaixo:

Observem que antes do código mostrado no monitor da serial temos um “0x”. É uma sintaxe obrigatória.

Considerando que o upload do código acima foi feito em seu Arduino, vamos montar o circuito que envia os dados através do LED emissor.

Foto da montagem

Se notarem que o nosso novo controle só funciona muito próximo ao dispositivo a ser controlado, tentem remover o resisotor de 330 Ohm. A seguir vejam como o programa ficou em um computador com o navegador Google Chrome.

Por que não conseguimos enxergar a luz emitida pelos controles remotos?

A luz possue um comprimento de onda que determinam as cores. Os olhos humanos apenas conseguem enxergar estas ondas, quando estas vão desde a cor vermelha (430 nanômetros aproximados) até a cor violeta (700 nanômetros aproximados). Abaixo desta faixa temos o infravermelho (controle remoto) e acima, o ultravioleta (sol). Caso queiram muito ver seu controle remoto emitindo luz, o aponte para a câmera do seu smartphone enquanto aperta qualquer botão.

Se este tutorial os tenham ajudado de alguma forma, por favor se inscrevam em nosso canal no Youtube.

Obrigado pela visita.

1 thought on “Usando o Arduino como controle remoto de infravermelho

  1. Boas.

    Precisava de uma ajuda.
    Precisava de tirar equipamento do stanby cada vez que a luz falha, com um arduino.
    Todos os programas para o arduino que encontrei passam por ter botoes ou em ciclo fechado, liga e depois desliga.
    Ja li o codigo do comando mas nao sei criar o programa.
    que seria,vem a luz e envia a ordem de ligar, tirando os equipamentos do standby
    seria possivel ajudar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *