O que é Cultura Digital?

Para entendermos o que é Cultura Digital, primeiramente gostaria de expor o significado da palavra cultura que pode se definir como um conglomerado de informações sobre as crenças, a arte, a moral, as leis, os costumes, os hábitos e as capacidades adquiridas pelo homem, quando numa sociedade.

Agora que já sabemos o que é cultura, adicionaremos então o elemento digital. Logo, temos a Cultura Digital, que é definida como um conjunto de conhecimentos, valores e práticas relacionados à utilização da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Ela aborda a forma de como as pessoas interagem com computadores, smartphones, aplicativos ou redes sociais. Ou seja, é como ela atua na sociedade.

Foi entendido que as aulas não necessariamente deveriam ocorrer apenas entre as 4 paredes de uma sala de aula. Com o uso de plataformas digitais, através de smartphones ou notebooks e com recursos hospedados em nuvem, os alunos conseguem estudar a qualquer horário e onde quer que estejam. Um outro exemplo bem aplicado de cultura digital é o fato de professores inserirem as constatações de presença dos alunos (chamada) em banco de dados online e o no mesmo momento, os responsáveis pelo aluno, também através de um tablet ou smartphone ficarem sabendo se houve ou não a falta.

Pessoas começaram a ter a oportunidade de vender seus produtos na internet. Quanto ao teletrabalho (home office), vários segmentos conseguiram de certa forma evitar que seus funcionários se deslocassem até os trabalhos algumas vezes por semana. Isso acabou sendo de bom agrado, tanto na qualidade de vida dos funcionários, quanto na redução de pessoas no transporte público ou na redução de veículos automotores em horários de pico.

Na área da saúde, temos a possibilidade de agendar exames pelo site do laboratório e no dia marcado, somente ir fazer a coleta. Isso sem a necessidade de portar pedidos médicos ou guias para os exames. Médicos compartilham entre si diagnósticos de seus pacientes em softwares específicos.

No quesito documento de identificação dos cidadãos, temos os exemplos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos onde é necessário apenas ter o aplicativo instalado em seu smartphone e ali conseguir ter acesso aos documentos citados. Outras espécies de documentos como é o caso dos contratos puderam ser assinados digitalmente, sem a necessidade de comparecer a um cartório.

Os sites do tipo e-commerce faturaram de R$ 14,8 BI, no ano de 2010 a R$ 262 BI, no ano de 2022. Foi um impacto bastante significativo para a economia, pois representa um aumento de 1.770% em 12 anos. Há alguns anos que também você consegue fazer todo tipo de transação bancária somente na tela do seu smartphone.

Agora imagine dizer a uma pessoa qualquer, por exemplo no ano de 1990, que no ano de 2020 ela poderia comprar ou vender um produto qualquer, fazer uma transferência bancária, consultar um resultado de exame, ver sua CNH, assinar um documento, falar com uma pessoa em outra parte do mundo podendo ver seu rosto, comprar uma passagem de avião, reservar um hotel, desfrutar de um jogo em grupo ou até ligar o motor do carro, tudo isso pela tela de um telefone móvel (diga-se de passagem que este será chamado de smartphone). Muito provavelmente ela te chamará de maluco(a) e te deixará falando sozinho(a). Portanto pode-se dizer que a Cultura Digital nada mais é do que todo o conhecimento adquirido e utilizado através da tecnologia, numa sociedade.