O que é GovTech Maturity Index 2022?

O GovTech Maturity Index 2022 – GTMI (Índice de Maturidade do Governo Digital – IMGD) do Banco Mundial (WBG) é um estudo sobre o uso da tecnologia pelos governos em seus países, cujo abrange ao todo, 198 economias globais. Ambas são agrupadas de “A” a “D” e recebem uma pontuação média, onde “A” representa 35%, “B” 23%, “C” 27% e “D” 15%.

Sobre os dados obtidos no GTMI de 2022, a pontuação média é de 0,552 em 1. Em específico os Índice Central de Sistemas Governamentais (mede aspectos relativos à articulação sistêmica do governo), Índice de Prestação de serviços Públicos (avalia portais on-line, serviços de atendimento eletrônico e recursos de pagamento eletrônico), Índice de Engajamento do Cidadão (mede a participação pública no quesito feedback e portais de dados abertos) e o Índice GovTech Enablers (mede formas de estratégias adotadas, instituições, regulamentos, habilidados digitais e programas de inovação) obtiveram as médias de “0,575”, “0,649”, “0,449” e “0,536” respectivamente.

Também com base no estudo, 154 das 198 economias lançaram iniciativas de governo digital (GovTech) e 147 possuem estratégias consideradas relevantes para combater os problemas de transformação digital de cada país.

Parceria Global GovTech (PGGT)

Esta parceria apoia os países beneficiários através de uma série de atividades e têm como pontos principais, três listados a seguir.

Liderança analítica e inovadora: promove o desenvolvimento de novos conhecimentos e orienta sobre política e exemplos de boas práticas.

Bens Públicos Globais e Convenções: proporciona uma série de capacitação e troca de conhecimento, como o desenvolvimento do IMGT, que mede o estado dos blocos de construção GovTech nos países clientes, faz o desenvolvimento de manuais, disponibiliza cursos online individuais e organiza eventos regulares para compartilhamento de conhecimento.

Envolvimento nacional e regional: apoia países clientes com trabalho de consultoria técnica e implementações de soluções GovTech.

Como estamos aqui no Brasil, segundo a GovTech Maturity Index 2022

O Brasil foi o país que mais teve evolução, pois estamos na segunda posição do rank, conforme relatório divulgado em 16 de novembro de 2022. Podemos dizer com orgulho, que do Ocidente, somos o líder. Segundo dados do Ministério da Economia, a plataforma GOV.BR conta com 140 milhões de usuários, o que representa 80% da população brasileira com 18 anos ou mais. Serviços como Carteira Digital de Trânsito, consulta a Abono Salarial, Certificado de Vacinação, Sistema de Seleção Unificada (SISU), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e até valores a receber do Banco Central foram bastante simplificados graças a plataforma GOV.BR.

O Banco Mundial identificou como grandes evoluções brasileiras, que a plataforma disponibiliza uma declaração do imposto de renda pré preenchida, a criação de uma plataforma de feedback para que os cidadãos avaliem, o incentivo à atuação das startups nas GovTechs e na transformação digital brasileira, a criação de páginas específicas com serviços de Seguridade Social, Trabalho e Emprego e avanços na interoperabilidade dos sistemas governamentais centrais.

Os 10 maiores GovTechs do planeta

  • 1. Coréia do Sul
  • 2. Brasil
  • 3. Arábia Saudita
  • 4. Emirados Árabes Unidos
  • 5. Estônia
  • 6. França
  • 7. Índia
  • 8. Lituânia
  • 9. Mongólia
  • 10. Rússia

Fonte:
https://www.worldbank.org/en/programs/govtech/2022-gtmi Ministério da Economia