O que é ITIL?

Antes de falarmos sobre o que é ITIL, preciso antes falar sobre o que é um framework. Traduzindo ao pé da letra, framework significa “quadro de trabalho”, ou seja, um quadro de trabalho apresenta elementos, ferramentas, boas práticas e regras que devem ser seguidas para trabalhar algo, no caso o ITIL é o quadro com regras a serem seguidas.

O ITIL – Information Technology Infrastructure Library ou BITI – Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação é um framework que envolve boas práticas para o gerenciamento da tecnologia da informação numa empresa/corporação, cujos principais objetivos são a melhora dos níveis de serviço e de suporte nas áreas de TI. Foi criado na década de 80 pela Agência Central de Informática e Telecomunicações (CCTA) do governo britânico, onde esse órgão teve a ideia de documentar os processos de melhorias por eles executados nas áreas de TI. Posteriormente, essas anotações foram impressas e distribuídas e hoje é um dos frameworks de gerenciamento de TI mais usados em todo o mundo.

O ITIL possui 4 versões e são elas: ITIL 1 (lançado em 1989), que trazia como principais assuntos as gestões de nível de serviço, de help desk e de mudanças, planejamento de contingências e até orientações de como configurar fontes de alimentação reservas (nobreaks); ITIL 2 (lançado em 2001), que além de refinar processos anteriores trouxe itens como gestão de incidentes, gestão financeira e gestão de continuidade, ambos claro, de TI e também recomendava vários processos de suporte de TI; ITIL 3 (lançado em 2007), e chegou como uma atualização mais abrangente que sua antecessora e agora dividindo o ciclo de vida de processos de TI em 5 publicações (falaremos sobre elas no próximo parágrafo) e; ITIL 4 (lançado em 2019), que além de refinar processos anteriores, trouxe como novidades a abordagem de redução de despesas, conscientização sobre riscos e suporte aprimorado ao cliente.

O ITIL possui 5 etapas principais, que são: Estratégia de serviços, que descreve como projetar desenvolver e implementar o gerenciamento; Design de serviços, que orienta como projetar serviços e processos; Transição de serviços, que orienta em como gerenciar na transição de um serviço novo; Operação de serviços, que se certifica de que os serviços sejam de fato entregues e sejam executados de forma confiável e; Melhoria continua de serviços que como o próprio contínua diz, se refere a reutilizar, melhorando, os processos anteriores e os realinhando as novas necessidades do negócio.

Caso queira ser um profissional reconhecido ITIL, precisa fazer um credenciamento por um parceiro aprovado pela AXELOS. Esse credenciamento envolve um teste com custo de cerca de U$300 e deve ser renovado a cada 3 anos (estamos falando do DETRAN?). Existem, enquanto escrevo este artigo, 5 tipos de credenciamentos: ITIL Foundation, que abrange conceitos básicos; ITIL Practitioner, que aborda melhoria contínua, gerenciamento, comunicação e mediação e itens sobre mudanças organizacionais; ITIL Intermediate, que aborda o Ciclo de vida de serviços e a Estratégia de serviços; ITIL Expert, que exige que o profissional entende de fato de todo o esquema ITIL e aqui além de ser aprovado no teste, ainda precisa concluir o Managing Across the Lifecycle Capstone Course (MALC) e; ITIL Master e neste precisa saber soltar raios pelas mãos, como um Mestre Sith, brincadeira, porém aqui o profissional precisa de pelos menos 5 anos de gerenciamento de serviços de TI além do mais, habilidade comprovada de que sabe aplicar os princípios.

Então falamos sobre uma importante ferramenta para gerenciamento de serviços de TI, o ITIL, que tudo indica que em qualquer empresa que ele seja usado, há boas garantias de que a empresa estará fazendo um ótimo investimento e posteriormente claro, tendo ótimos retornos.

Fonte:
https://www.ibm.com/br-pt/topics/it-infrastructure-library
https://www.servicenow.com/br/products/itsm/what-is-itil.html