Droneterapia

A sessão começa com a manutenção preventiva dos drones (também pode ser considerada a montagem), baterias, rádio e óculos (detalhe que esta manutenção sempre ocorre durante a semana). Não quero rodar, chegar no local da “pilotagem” e ficar novamente dando manutenção nos já citados. Acredito que isso deve ser feito na oficina, ou melhor, em minha bancada já destinada a este fim.

Curiosidade: os drones a qual cito no artigo, na verdade são considerados multirotores ou quadricópteros. O termo drone foi o que caiu no gosto popular e quem sou para discordar disso.

Na sequência é feito o carregamento das baterias de lipo, do rádio, da câmera e dos óculos (geralmente na sexta-feira). Também não posso deixar de citar o kit de manutenção rápida em que envolve uma pequena caixa de ferramentas, um alicate de corte e um multímetro digital. Nesta manutenção rápida pode ocorrer a troca de uma hélice quebrada ou ajuste do ângulo da câmera analógica.

No sábado de manhã começo a organizar a tralha: mochila com todos os equipamentos necessários e a caixa de ferramenta com as já citadas anteriormente. Pode-se dizer que levo de 15 a 20 minutos para organizar tudo. Também devo deixar tempo na parte da manhã para a organização do isopor de bebidas com água, achocolatado e refrigerante. Almoço e saio em direção à pilotagem (um determinado clube fazenda que não convém citar) mas que fica a cerca de 50 Km de casa.

Assim que chego no local, monto as velhas cadeiras de praia e nelas amarro um guarda-sol (também de praia). Começo então uma nova montagem: coloco as antenas nos drones, no rádio e óculos. Penduro o cordão do rádio no pescoço e com muito cuidado também coloco o óculos na testa no estilo arco de cabelo. Sim, com cuidado para que não bata sol nas lentes do mesmo (é, isso pode causar sérios danos ao equipamento).

Apesar de ter relatado que a droneterapia começa na manutenção preventiva, ela na verdade começa agora: no momento da decolagem do drone. Este é o momento em que há uma sensação total de liberdade; é como se a mente saísse para passear e desconectasse do corpo; é como se seus olhos estivem em cima do drone mandando imagens para o cérebro. Tudo isso ocorre a uma velocidade de aproximadamente 100 Km/h. Esse é o momento em que consigo ver as coisas lá de cima, como se fosse um pássaro. Posso voar a um metro do chão ou cem. Entre as árvores ou entre obstáculos. Tudo depende do momento.

“Quando me perguntam quanto tempo dura uma bateria, eu sempre respondo: de 5 a 7 minutos, dependendo da forma como piloto. Se eu piloto mais “leve” ou com aceleração baixa, dura mais; se eu piloto mais “pesado” ou com velocidade e manobras, dura menos. Em seguida a pessoa pergunta novamente: só isso? Eu respondo da seguinte forma: pilotar o drone racing é como tomar uma cerveja. Você não abre uma garrafa e toma no gargalo sem respirar (apesar de algumas pessoas fazerem isso). Você toma de gole e gole e entre um e outro, joga uma conversa fora. A pilotagem ocorre de uma forma semelhante: de 5 a 7 minutos, fico no voo. Até converso enquanto estou pilotando, mas prefiro ficar em silêncio por que sim, este é meu momento”.

Segundo a ciência, há quatro neurotransmissores responsáveis por “tudo isso” e são eles:

  • Dopamina que faz a regulação dos processos motivacionais (precisei ter muita motivação e muitas horas de dedicação para aprender a montar o drone, configurar o rádio e depois voar);
  • Serotonina que promove a sensação de prazer e bem-estar (momento em que o drone está literalmente voando);
  • Ocitocina que promove a sensação de confiança (momento que faço as manobras mesmo sabendo que um erro pode levar a custos de peças a serem substituídas) e;
  • Endorfina, que fica responsável por aliviar as situações de stresse em uma possível queda (do momento entre a queda e o resgate do drone eu fico pensando: poxa! o que será que quebrou desta vez? Hélice? Câmera? Quadro? Antena? A bateria furou?

As baterias acabaram mas a droneterapia ainda não. Ainda resta guardar todos os coisas na mochila e após isso, um momento de silêncio (vários minutos) para ouvir o vento tocando na copa das árvores, os pássaros cantando e todo aquele “silêncio” que somente a área rural proporciona. Enfim, a droneterapia envolve tudo isso: montagem do drone, configuração do rádio, carregamento das baterias, possível manutenção e até videos para o status do Whatsapp e Youtube.

Pratique você também a droneterapia. Não importa a marca ou o modelo. Para aqueles que não gostam de montar e/ou configurar, há vários drones prontos com rádio e óculos já configurados. Bastando apenas que carregue as baterias, conecte-as e voe.

Custos com hospedagem, SSL e registro de domínio

Se o artigo ajudou de alguma forma e gostaria de contribuir com o projeto Fedablio, faça uma doação de qualquer valor.

Chave PIX: 21d97524-aa38-4438-b857-062a61e28327