5G ou 5.8 GHz?

O foco do artigo é tentar usar ao mínimo possível, termos técnicos e de difícil entendimento e assim explicar que há diferenças entre redes emitidas por roteadores Wi-Fi (2.4/5.8 GHz) e torres de operadoras de telefonia móvel (2G, 3G, 4G e 5G). A maioria das pessoas costumam confundir a frequência de 5.8 GHz (Giga Hertz “bilhões de ciclos por segundo”) emitida por roteadores Wi-Fi com o nome da nova geração de internet móvel: a 5G (quinta geração). Rede Wi-Fi 5.8 GHz é uma coisa e rede 5G é outra. Também já ouvi e vi profissionais do ramo se referindo à rede 5.8 GHz de roteadores Wi-Fi como rede 5 GHz. Não é de todo errado porém isso acaba confundindo ainda mais o público leigo.

Nomes das tecnologias seguidas das respectivas frequências emitidas pelas torres das operadoras de telefonia móvel:

  • 2G (2 segunda G geração): de 900 a 1800 MHz (Mega Hertz “milhões de ciclos por segundo”)
  • 3G (3 terceira G geração): 2100 MHz
  • 4G (4 quarta G geração) 700 MHz
  • 4.5G, 4G+ ou LTE: a grosso modo é uma “bagunça” feita pelas operadoras pra tentar ganhar clientes no “grito”.
  • 5G (5 quinta G geração): 3.5 GHz (enquanto este artigo é escrito, o serviço ainda não foi efetivamente lançado para uso no Brasil)

Sem termos técnicos e simplesmente falando, as diferenças de 2G, 3G, 4G, 4.5G, 4G+ e 5G, são as velocidades de transferências de dados suportadas. Ex.: é muito mais rápido baixar um arquivo de 500 MB em uma internet 5G (quinta geração) do que em uma internet 2 ou 3G.

Imagem 01

Vejam abaixo, quais são as frequências emitidas por roteadores Wi-Fi atuais:

  • 2.4 GHz
  • 5.8 GHz
  • 2.4 e 5.8 GHz (a maioria emite ambas as frequências)

Imagem 02

Você vê sua rede Wi-Fi mas está sem internet

É muito comum também que pessoas confundam o seguinte fato: consigo enxergar, pelo meu notebook, tablet ou smartphone minhas redes Wi-Fi 2.4 ou 5.8 GHz, porém estou sem acesso à internet. O que pode ocorrer é que seu provedor de internet, por algum motivo qualquer (um cabo rompido por exemplo), não está conectando o seu roteador Wi-Fi à internet, propriamente dita.

Imagem 03 – roteador Wi-Fi com internet (vermelho)

Isso faz com que consiga sim enxergar suas redes e não navegar na internet. Se atentem que procurei deixar o sinal Wi-Fi na cor verde e o sinal de internet na cor vermelha.

Imagem 04 – roteador Wi-Fi sem internet

Como funciona a rede Wi-Fi em carros ou ônibus?

Basicamente há um aparelho que capta os sinais 2G/3G/4G/5G das torres de celular (é provável que neste aparelho haja um chip GSM inserido) e converte para o padrão Wi-Fi. Ou seja, aquele padrão de frequências de 2.4 ou 5.8 GHz em que você precisa procurar uma rede (um SSID) pedir para conectar, e, em seguinda digitar uma senha. É certo que se o carro ou ônibus estiver em uma área rural ou em um local que não tenha torres de operadoras de telefonia móvel próximas, não haverão conexões Wi-Fi. O nome da rede Wi-Fi pode até estar aparecendo, mas o sinal de internet propriamente dito, não estará disponível.

Frequência? Giga Hertz? Mega Hertz?

A frequência nada mais é do que um determinado ciclo de eventos ocorrendo dentro uma determinada faixa de tempo. Ex.: uma frequência de 1800 MHz quer dizer que o sinal oscila em uma onda senoidal 1800 milhões de vezes em um segundo. Uma frequência de 2.4 GHz quer dizer que ocorrem 2 bilhões e 400 milhões de oscilações por segundo.

Curiosidade: a tensão elétrica que sai de sua tomada e que alimenta os equipamentos elétricos da sua casa, é chamada de tensão alternada por um motivo: ela também oscila (agora em fios ou cabos), e no caso 60 vezes por segundo (60 Hz). Para a distribuição propriamente dita, foi identificado que através da tensão alternada (corrente alternada), os custos são bastante reduzidos. Um outro fator a ser levado em consideração é a diminuição da dissipação em decorrência do efeito Joule.

Imagem 03 – logo da Wi-Fi Alliance

Para fixar, sempre se atentem aos seguintes fatos: as redes de 2.4 GHz ou de 5.8 GHz emitidas por roteadores Wi-Fi (equipamentos geralmente mantidos em residências, pequenas empresas ou em praças de shoppings centers) são chamadas de “redes Wi-Fi”. Já as redes emitidas por torres de operadoras de telefonia móvel são chamadas de redes 2G, 3G, 4G ou 5G (geralmente precisam ter um chip GSM no smartphone e um plano ou créditos disponíveis). Também faço um reforço para: rede 5G é o nome de uma geração e que trabalha a uma frequência de 3.5 GHz.

Custos com hospedagem, SSL e registro de domínio

Se o artigo ajudou de alguma forma e gostaria de contribuir com o projeto Fedablio, faça uma doação de qualquer valor.

Chave PIX: 21d97524-aa38-4438-b857-062a61e28327